quinta-feira, 23 de novembro de 2006

PIRATARIA MUSICAL




É notável a preocupação atual por parte da indústria fonográfica com o modo de veiculação de seu produto de mercado. Isso se faz pelo baixo orçamento arrecadado com a venda do produto original, uma vez que a internet proporciona ao usuário um acesso rápido e gratuíto do material além do compromisso intrínseco de divulgação do trabalho por meios independentes à mídia gananciosa. A vasta disseminação do produto pirateado e de baixo custo cotribui ao agravante fato. Cópias ilegais ganham os centros urbanos na intenção de encurtar as barreiras entre o artista e o público (uma vez que para o artista a questão só é lucrativa quando este consegue vender seu espetáculo, limitando o propósito de venda de álbuns às grandes gravadoras) e gerar empregos ainda que não legitimados pelo poder legislativo (no caso, comerciantes não contribuintes)
Porém, é de se recoradar que a pirataria musical não é um privilégio dessa nova era de avanços tecnológicos em que vivemos agora. Ela se faz presente desde os tempos da velha fita cassete. Na época em que gravar coletâneas de seus artistas favoritos na intenção de presentear um amigo era tão inocente quanto nos é cômodo descartar a possibilidade de um consumo incabível às tais condições atuais de interatividade.
Como músico independente e compositor marginalizado pela indústria banalizada, não só defendo como faço uso dos meios midiáticos atuais e de todo seu processo virtual, para vincular o meu trabalho às ocupações de espaço e a independência comercial de todo esses sistema decrépito e falido na concepção de mercado atual. A hospedagem gratuita em sites com a intenção divulgativa do trabalho também pode propor ao público alvo o acesso direto com o artista além da possibilidade de donwload do trabalho sem se ter a necessidade de pagar pelo ato, o que na minha opinião é um modo justo e direto de interação entre os pólos.
Alegro-me ao perceber que é emergente esse tipo de proposta e cada vez mais a base está sendo fortificada, mas não mais para dar suporte ao topo reverenciado por poucos que insistem em deter o poder expressionista.

LINKS PARA FREE DOWNLOADS do meu trabalho realizado:
www.myspace.com/gnzviralata
www.myspace.com/pontapronta
www.myspace.com/tetocinza
www.myspace.com/projetocasab
www.myspace.com/planoalfa

3 comentários:

cicilasilveira disse...

a propaganda engajada e a alma do negocio!
isso ai, vira a lata!

Enece disse...

Quem lucra não é quem ten culpa..rsrsr...falou neslsinho ned

matraca mordaz disse...

no cenário musical em q vivemos, a pirataria salva,pois falta musica de verdade no cenário,tanto no rap,quanto no rock...ae gnz tamo junto praceiro!!!!