domingo, 26 de novembro de 2006

WALY SALOMÃO



Autor: Waly Salomão
Obra: Me Segura Que Eu Vou Dar Um Troço
Ano de publicação: 1971


Filho de pai sírio e mãe baiana, Waly Salomão nasceu em Jequié, na Bahia, e nos anos 60 aproximou-se de artistas que se identificaram com o movimento tropicalista. Lançou seu primeiro livro do poemas em 1971, "Me Segura que Eu Vou Dar um Troço", com textos escritos durante uma temporada passada na prisão. Waly Salomão desmente o consenso quanto à apatia da produção cultural pós-AI-5. "Este livro pouco significa para mim se não representar uma energia propulsora, se não apontar para a superação da asfixia do quadro circense em que nós estamos balançando na própria corda bamba"diz Waly sobre a obra. O livro pode ser visto como montagem de fragmentos, quebra-cabeça de flagrantes que promove o irônico casamento entre o erudito e o bárbaro, ou como define o autor "Um realismo de la rivage". Marcando sua diferença frente à literatura marginal que então se fazia, os trabalhos de Waly pretendem claramente sua inserção (ainda que maldita) no sistema de produção cultural. Dele disse Glauber em entrevista: "Acho que Waly Salomão é a matriz da poesia baiana do tropicalismo. A poesia de Gil, Caetano, são poesias bebidas na fonte que chama Waly Salomão."

"tudo o que
eu você nós
preciso precisa precisamos
é amor"
(Trecho de um poema de Waly Salomão extraído do livro: Me Segura Que Eu Vou Dar Um Troço)

Nenhum comentário: