sábado, 9 de dezembro de 2006

TRILHA DA MADRUGADA

Hoje, a postagem musical será um pouco diferente. Ao invés de citar apenas um álbum e dissecá-lo, a dica musical parte de uma coletânea de black music gravada por um amigo. Essa coletânea foi organizada pelo contrabaixista mineiro Skilo, que além de amante da black music, dedica parte do seu tempo ao estudo do swing funkeado e do groove empolgante da melodia afro-americana. A faixa que abre a coletânea é a famosa Machine Gun, 2:40 min. (The Commodores). A faixa está incluida na trilha sonora do filme Boogie Nights e se trata de um instrumental repleto de efeitos e munido de um swing fantástico. A música que procede tal organização é a também conhecida Theme From S.W.A.T 4:12 min. (Rhythm Heritage). Outra faixa istrumental onde um naipe de metais segue dando o tema para o groovar do baixo com a bateria. É tema do seriado S.W.A.T e remete à ação policial e a espinagem. A terceira faixa é a divertidíssima Kung-Fu Fighting, 3:19 min.(70´s Band). Inspirada nos movimentos de artes marciais, aborda o tema com uma irreverência melódica em um potente vocal que toma as rédeas do movimento funk dos anos 70, se alastrando pelas discotecas. Dando sequência, vem a consagrada faixa Play The Funk Music White Boy, 4:53 min. (Wild Cherry). Um fraseado curto mas intenso de baixo dá início à dançante faixa. Um groove perfeito toma conta dos empolgados vocais. Foi usada como trilha para vários filmes. Já a quinta música da coletânea é Different Strokes, 2:25 min. (Syl Johnson). A faixa é de um poder expressivo quase que inexplicável. Esbanja sentimentos desde os vocais à montagem de sua estrutura harmônica. Metais completam o devaneio da melodia vocal. Trecho dessa faixa foi extraído e usado na montagem do sample de uma música de Rap, da banda Wu-Tang Clan. A sexta música é Sir Duke, 2:50 min (Stevie Wonder). Traz uma constunção muito interessante, energética, acompanhada de um tema vocal extraordinário. A sétima faixa apresenta uma melodia que se suporta num dos vocais mais perfeitos da black music norte-americana. É a faixa Hercules, 4:14 min.(Aaron Neville). Possui uma bateria que além do groove proporcionado, intercala nos contra-tempos uns repiques que fazem uma analogia indireta aos sons jamaicanos como o reggae e o dub. A melodia vocal chama muita atenção. A oitava faixa é um clássico. Don´t Stop Till You Get Enough, 6:07 min.(Michael Jackson). Essa faixa representa a melhor fase do astro. Extremamente dançante, apresenta o conteúdo necessário para as pistas de dança. Muito groove e muito swing, sendo quase impossível não deixar se envolver no ambiente sonoro. Foi tema por muito tempo, do programa de televisão Vídeo Show, exibido pela emissora Globo de televisão. Já a nona faixa merece destaque pela própia cadência. Nos faz lembrar um pouco de nossa cultura black brasileira. The Samething, 2:23 min.(Sly and the Family Stone). Possui um swing característico da banda. A décima música à entrar no repertório é a potente e moderna faixa entitulada Better Half, 5:43 min. (Maceo & All The Kings Man). Faixa de peso, com elemntos modernos e experimentais na sua concepção. Vocal envolvente, em coro. Rouco e gritante. Faixa que não deixa ninguém ficar parado. A déciam primeira faixa é a Funkify Your Life, 4:54 min.(The Meters) se trata de outro instrumental, com a presença marcante dos metais em solos estonteantes, regados de um acompanhamento marcante de chimbais e pratos de condução. A seguinte faixa é a dançante Brick House, 3:25min.(The Commodores). Vocal potente e irreverente. Excelente montagem calcada no mais puro groove da black music. Chegando então na décima terceira faixa, temos o instrumental Cissy Strut, 3:03 min.(The Meters). Maravilhosa faixa dando destaque à bateria, baixo e guitarra, passando por um solo de teclados. A faixa foi utilizada como sample na construção de uma das músicas mais famosas do grupo de rap Racionais Mc´s. Na faixa seguinte temos Hot to Trot, 3:14 min.(Wild Cherry). Potente tema, potente vocal. Energética do começo ao fim. A décima quinta faixa é um classico da black. Jungle Boogie, 3:06 min.(Kool And The Gang). Intensa, alegre e de extremo swing. O baixo pesa a música de maneira quase minimalista. A guitarra se faz presente o tempo inteiro. Os vocais emitem sonidos e gritos que transformam a música em um transe. A décima sexta faixa é maravilhosa faixa Freddie´s Dead, 5;28 min.(Curtis Mayfield). Apresenta dentro de sua melodia, uma vocal afinadíssimo, repleto de sentimento. A faixa também foi usada de sample para a mesma banda de rap citada anteriormente, os Racionais Mc´s. Percussiva, groovada mas muito harmônica, merce destaque pelos vocais de Curtis. Seguindo, temos a Incredible Bongo Band, 4:56 min.(Tower Of Power). Percussiva, com bastante sopro e teclados, a faixa segue numa potência considerável. Outra faixa instrumental. Tema do comercial de cigarros da marca Marlboro por um tempo, remete ao velho oeste, ao mesmo tempo que esbanja toques percussivos latinos e africanos. A penúltima faixa é mais moderna. Wanna Be Startin Something, 6:05 min. (Michael Jackson). Pudera, a música é assinada pelo artista mais polêmico do cenário mundial. Audaciosamente pesada, introduz a linguagem eletrônica na sua concepção. Interessante, porém não tão empolgante. A faixa que encerra a coletânea é a romântica You Are My Love, 3:14 min. (The Liverpool Express). Uma música maravilhosa, bem calma. Uma verdadeira balada romântica que vale a pena ser destacada e apreciada por aqueles que são facilmente tocados por uma boa melodia. A intodução dessa faixa também foi utilizada na construnção de outro clássico do grupo paulistano de rap Racionais Mc´s, citados anteriormente mais de uma vez no tópico. Taí. Vale a pena conferir essa sequência. BOM APETITE!!

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